Como vocês sabem, o Mundo Avatar tem um compromisso de sempre trazer informações concretas, confirmadas e confiáveis para vocês. Sempre que postamos algum rumor, deixamos bem claro que não se trata de uma informação oficial e que iremos divulgar oficialmente quando houver alguma confirmação.
No começo desse ano, chegou até nós uma polemica envolvendo o ator Ian Ousley, que interpretará o Sokka no live-action da Netflix. Como fazemos em todas as situações, esperamos que veículos confiáveis e respeitados abordassem a questão, ou que houvesse um pronunciamento oficial da Netflix para que pudéssemos abordar o assunto. Como nenhuma dessas coisas aconteceu, não trouxemos a especulação para o nosso portal ou redes sociais.
Entretanto, como muitos de vocês têm nos questionado sobre a situação nos posts sobre o live-action, decidimos fazer esse post para trazer à luz algumas informações.
Em janeiro desse ano, uma conta recém criada no Twitter (@/7genvoices) postou algumas imagens alegando que o ator que interpretará o Sokka no live-action da Netflix teria mentido sobre ser parte Cheerokee por não fazer parte de nenhuma das três tribos Cherokees registradas oficialmente nos EUA.
A situação repercurtiu nas redes sociais, e chegou em alguns veículos, que apenas divulgaram a situação da forma que havia sido apresentada no Twitter. O ator seguiu escalado para o live-action, e, até então, não houve um pronunciamento oficial da Netflix ou de alguém da equipe sobre essa situação.
A questão do registro
Conversando com algumas pessoas nativo-americanas, entendemos que o registro não é obrigatório para que uma tribo seja reconhecida pelos Estados Unidos.
Falando especificamente dos Cherokee, o Departamento Interior dos Estados Unidos declara que não é preciso estar afiliado a nenhuma das três tribos registradas para ser reconhecido como indígena. Ou seja, o simples fato de ele pertencer a uma tribo não registrada não significa que se trata de uma “tribo falsa” e não necessariamente deslegitima a etnia do ator.
A escalação
O ator Paul Sun-Hyung Lee, que interpretará o Tio Iroh, informou através das redes sociais que recebeu uma descrição falsa de personagem para seu teste para o papel, o que é bem comum em Hollywood. O ator e sua equipe de assessoria não sabia para qual papel a inscrição foi feita e quais os requisitos mínimos para conquistar o papel. Quando as polêmicas vieram à tona, as gravações da série tinham acabado de começar, e a Netflix muito possivelmente poderia ter substituído o ator caso achasse necessário, como já aconteceu em outras produções da empresa.
A recepção do elenco
Mesmo após todas essas acusações, Ian continua recebendo apoio e carinho de todo o elenco da franquia, inclusive dos atores indígenas. Outros atores indígenas não afiliados à série também demonstraram seu apoio a ele nos últimos meses.
A conta criada para divulgar as acusações contra o Ian está inativa desde abril, então não tivemos mais nenhuma novidade sobre o caso.
E agora?
Dada a falta de evidências concretas e o apoio que o elenco indígena e a produção do live-action da Netflix continua dando ao Ian, não iremos deixar de falar sobre o ator e de seu papel como Sokka nas nossas plataformas.
Caso haja alguma novidade sobre o caso vinda de alguma fonte confiável, iremos rever nosso posicionamento.