Como fãs de Avatar, nós sabemos que existem alguns pontos que são essenciais no ciclo de reencarnações: é preciso aprender a lidar com questões políticas e espirituais, trazer paz e equilíbrio para o mundo e contar com um time de amigos para te acompanhar nessa sua jornada.

Apesar de todas as controvérsias, o Avatar Kuruk não seria diferente. Durante seu período de treinamento e evolução, ele descobriu amizades que o apoiaram e ajudaram quando precisou. Ele teve até mesmo um crush na mestre de dominação de fogo, sabia?

Atenção: alerta de spoilers! O editorial a seguir contém informações dos livros A Ascensão de Kyoshi e A Escuridão de Kyoshi.

Um tema importante em Avatar é a capacidade de escolher e formar nossa própria família, as pessoas que nos cercam e a quem permitimos amar. O conceito do Time Avatar é introduzido de maneira delicada e sutil, mostrando que sempre podemos contar com alguém para termos apoio. Na série A Lenda de Aang, vemos como Aang se conecta rapidamente com Katara e Sokka.

Após o final de A Lenda de Korra, surgiram diferentes formas de mídia que expandiram o universo Avatar e aprofundaram ainda mais esse tema. Foram apresentados novos times Avatar, como os da Kyoshi e da Yangchen, que também precisavam de amigos e confidentes em suas vidas, cada um à sua maneira. Na duologia de livros do Avatar Kyoshi, foram apresentados os fiéis companheiros do Avatar Kuruk: Kelsang, Jianzhu, e Hei-Ran – respectivamente, dominadores de ar, terra e fogo. Essa equipe era, no mínimo, interessante.

Quando o nome do Avatar Kuruk foi revelado, Jianzhu foi o primeiro a ser apresentado a ele por meio de outros contatos que ele tinha.

Jianzhu pertencia à longa linhagem da tribo Gan Jin e nasceu no Norte do Reino da Terra. Desde jovem, ele construiu conexões políticas e sociais com burocratas, iniciando sua influência. Foi assim que ele conheceu Kuruk, pois o Avatar estava sendo treinado por mestres da terra tradicionalistas. Entre todos os mestres, Jianzhu foi o único a concordar que Kuruk deveria incorporar a dobra de água e outros elementos em sua técnica de Dobra de Terra, reconhecendo que todos os elementos estavam interligados. Após terminarem sua primeira partida de Pai Sho, o Avatar e o jovem aprendiz de Sábio da Terra estabeleceram uma profunda amizade.

Kuruk era incrivelmente habilidoso no jogo de Pai Sho. Com a amizade estabelecida, Jianzhu começou a viajar com Kuruk para ajudá-lo a dominar a terra e encontrar mestres de ar e de fogo.

Jianzhu e Kelsaang.

A dupla de amigos viajou então para o Templo do Ar do Sul em busca de um Mestre Dominador de Ar. Kuruk estava especialmente ansioso para voar em um bisão,, então ele e Jianzhu se esconderam nos estábulos na tentativa de pegar um bisão escondido. No entanto, eles foram pegos em flagrante por Kelsang, que se tornou o guia e piloto de viagem de Kuruk com seu próprio bisão voador, Peng-peng.

No início, quando foi indicado como acompanhante de Kuruk, Kelsang relutou, dizendo que não queria trabalhar com “dois ladrões de bisão”. Ele era considerado um talento promissor desde jovem e até foi apontado como sucessor do líder do Templo do Ar do Sul, o Abade Dorje. Uma vez, Kelsang acidentalmente viajou para o Mundo Espiritual e descreveu o lugar como belo e cheio de cores, o que surpreendeu os outros monges, que imaginavam que fosse um lugar mais sombrio e assustador, que refletia a humanidade. Juntos, os três viajaram para a Nação do Fogo, onde conheceram Hei-Ran pela primeira vez.

Hei-Ran despertou em Kuruk uma paixão instantânea quando se conheceram, mas ela prontamente recusou suas investidas, deixando claro que não era apropriado ter qualquer relacionamento romântico durante o trabalho. Jianzhu e Kelsang riram da expressão de Kuruk após a rejeição, embora ela tenha dito privadamente não ter problemas com um relacionamento fora do serviço.

Hei-Ran pertence ao Clã Sei'naka, um dos muitos clãs da Nação do Fogo. Durante sua juventude, ela estudou na Academia Real da Nação do Fogo para Meninas, graduando-se como General Militar e servindo na Infantaria do Exército de Fogo logo após a formatura. Inicialmente, um parente mais velho de Hei-Ran estava designado para ser um companheiro do Avatar, mas devido a uma doença, foi substituído. Viajando junto com os três novos amigos, Kuruk dominou os quatro elementos e então partiram para uma ilha no Mar Mo Ce, isolada de tudo, para que Kuruk pudesse dominar o estado Avatar.

Apesar de Kuruk ter escolhido uma ilha distante para evitar prejudicar os cidadãos próximos, o Avatar quase matou Kelsang, Jianzhu e Hei-Ran no processo, afogando toda a ilha. Essa ilha era um local sagrado para Yangchen, pois foi lá que ela dominou a água pela primeira vez.

Os três amigos continuaram viajando juntos mesmo após Kuruk dominar todos os elementos e o Estado Avatar. Kuruk insistiu que continuassem treinando juntos, pois acreditava que “os melhores jogadores de Pai Sho continuam treinando durante toda a vida”. Com essa mentalidade, os quatro amigos se ajudavam constantemente, corrigindo-se de forma saudável e melhorando seus maus hábitos para se tornarem pessoas melhores.

Apesar da linda e profunda amizade que compartilhavam, nem tudo era perfeito. Um dia fatídico, Kuruk pediu a Kelsang para instruí-lo em sua primeira viagem ao Mundo Espiritual, o que mudou tudo entre eles dali para frente.

Avatar Kuruk.

Eles viajaram para os campos gramados e remotos de Yaopying, onde a Avatar Yangchen costumava treinar sua dobra de ar. Enquanto Jianzhu e Hei-Ran exploravam a cidade próxima, Kelsang e Kuruk ficaram nos gramados, sentados juntos no chão, embarcando em sua primeira jornada ao Mundo Espiritual. Ambos conseguiram atravessar para o outro plano, mas acordaram em locais diferentes, separados um do outro. Kuruk se encontrou em um campo pantanoso e conheceu o espírito local, conhecido como o Coração Andante de Yaopying.

O espírito havia se tornado sombrio, com uma longa cauda que envolveu Kuruk, quase sufocando-o. Kuruk, através de sua visão, avistou a cidade de Yaopying ao longe e percebeu que o espírito planejava atacá-la. O Avatar então acordou no plano físico, enquanto Kelsang ainda estava inerte no plano espiritual. Kuruk roubou o planador de Kelsang e voou até as montanhas da cidade, onde pôde observar tudo de cima. Lá, ele encontrou, lutou e derrotou o Espírito Sombrio.

No dia seguinte, Kuruk foi encontrado pelos outros três mestres no vilarejo. Ele estava rastejando no chão, com a boca espumando. Kuruk tentou contar aos amigos sobre o que tinha acontecido, mas não conseguiu. Em vez disso, inventou uma história sobre um espírito travesso. Preocupados, os amigos o levaram ao médico da vila, que declarou que não havia nada de errado com ele. No entanto, o Espírito Sombrio havia drenado parte da vitalidade de Kuruk quando foi derrotado, levando o Avatar a cair em uma profunda depressão. Além disso, ele perdeu temporariamente a visão.

Durante seu período de descanso, uma das empregadas do local lhe trouxe vinho, mesmo contra as ordens do médico. O álcool aliviou a dor que o espírito havia causado até então. No dia seguinte, Kelsang, Jianzhu e Hei-Ran encontraram o Avatar deitado na cama com a empregada, rodeado de garrafas. Embora Kelsang e Jianzhu não tenham julgado Kuruk, Hei-Ran perdeu muito do respeito que tinha por ele, embora não tenha admitido.

As viagens continuaram, mas Kuruk escondeu de seus amigos um segundo encontro com outro Espírito Sombrio. Ele não queria que seus traumas afetassem seus amigos da mesma forma que o afetaram. Ao derrotar os novos espíritos no fundo de um lago na Ilha Main'ka, na Nação do Fogo, Kuruk saiu da água chorando e tossindo sangue. Foi então que ele foi encontrado por Nyahtiha, um curandeiro da Tribo Banthi. Nyahtiha havia sido enviado pelos anciãos de sua tribo após uma premonição preocupante sobre o Avatar. Por meio da leitura dos caminhos de chi, ele diagnosticou que eram os Espíritos Sombrios que estavam drenando a vitalidade de Kuruk. Além disso, eles teorizaram sobre os espíritos abrirem fendas para o plano espiritual, com a intenção de destruir o Mundo Físico.

Aos 29 anos, Kuruk viu o Time Avatar que tanto valorizava se dividir. Enquanto ele continuava caçando os Espíritos Sombrios, sua mentalidade ia se deteriorando cada vez mais. Foi então que ele recebeu um aviso de Jianzhu, seu antigo companheiro, informando que Hei-Ran iria se casar, mas Kuruk não deveria comparecer. Essa notícia despertou sua raiva e ele lutou contra ela, destruindo mais um Espírito Sombrio. No entanto, ele se sentiu mal consigo mesmo, percebendo que estava abusando de seus próprios poderes. Foi então que ele decidiu usar suas habilidades de caçador para descobrir que apenas um Espírito estava causando as fendas, e esse foi o confronto mais difícil que ele já teve, pois o Espírito, chamado Father Glowworm, era extremamente poderoso.

No final da vida de Kuruk, Jianzhu havia ganhado grande influência política sobre todo o Reino da Terra. Ele se tornou praticamente o governante da nação, um Governante De Facto, assim como Long Feng foi na época de Aang. No entanto, em sua busca por poder, Jianzhu agia de maneira brutal e violenta. Ele chegou ao ponto de enterrar criminosos vivos, forçando-os a cavar suas próprias sepulturas.

Por outro lado, Hei-Ran se tornou diretora da Academia Real da Nação do Fogo Para Garotas, ganhando uma reputação por ter vencido muitos agni-kai para alcançar essa posição, ao custo de muitas vidas. O marido de Hei-Ran faleceu dois anos após a morte de Kuruk. Já Kelsang, após convocar uma enorme tempestade com sua dobra de ar e afundar grande parte da frota pirata da Quinta Nação, ganhou o apelido de “Tufão Vivo” entre os piratas locais. No entanto, esse ato o levou à desgraça, sendo renegado no Templo do Sul por sua tentativa de manter a paz, algo que Kuruk não conseguiu fazer.

Alguns anos depois, esses personagens teriam um grande impacto na vida do Avatar Kyoshi, mas essa é uma história para outro momento. Ficaram curiosos para saber como? Mas agora, conta pra gente: o que vocês acharam dessa atualização na história do Kuruk? Acharam que o personagem foi bem aproveitado?

Editorial por: Carlos Lira

Shares:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *